A AirAsia foi eleita a melhor companhia aérea low cost (de baixo custo) do mundo após vencer o prêmio World Airline Awards 2017, organizado pela Skytrax, que faz consultorias do mercado de aviação. Este foi o nono ano consecutivo em que a empresa levou o título. Nos segundo e terceiro lugares aparecem a Norwegian Air e a JetBlue Airways, respectivamente. Tem até companhia aérea brasileira entre os 10 primeiros colocados.
O ranking da Skytrax foi calculado com base na experiência de quase 20 milhões de viajantes de 105 países diferentes. A pesquisa abrangeu mais de 300 companhias aéreas e mediu cerca de 50 quesitos, que vão desde os procedimentos de embarque até conforto e qualidade do serviço. Confira os 10 melhores colocados!
10 – IndiGo Airlines
No décimo lugar do ranking aparece a IndiGo, de Nova Delhi. A companhia foi fundada há pouco mais de 10 anos, porém vem apresentando um serviço bem interessante, se tornando uma das melhores companhias de baixo custo da Ásia. Um ponto bastante positivo é que a empresa opera uma frota moderníssima com mais de 100 aeronaves Airbus A320.
9 – Southwest Airlines
Na nona posição está a Southwest Airlines, de Dallas. A companhia tem recebido vários elogios com relação ao atendimento oferecido. Além disso, sua política de bagagem inclusa na tarifa também é outro ponto que tem agradado muitos passageiros, já que as low costs normalmente cobram pelo serviço. A empresa conta com mais de 700 jatos Boeing 737 em sua frota.
8 – Azul Linhas Aéreas
A brasileira Azul Linhas Aéreas ficou com o oitavo lugar da categoria. A companhia opera uma frota de novos aviões Airbus, ATR e Embraer – principalmente nas rotas pelo Brasil. A frota Airbus também opera para destinos limitados na Europa e nos Estados Unidos. Lembrando que as low costs JetBlue e WestJet também são de David Neeleman, fundador da Azul.
7 – AirAsia X
A AirAsia X é a subsidiária de longa distância da AirAsia, campeã desta categoria. A empresa opera por toda a Ásia e dispõe de uma frota com aeronaves Airbus A330-300, equipadas com cabines premium e econômica. Os organizadores da pesquisa ressaltaram que a companhia ficou com o sétimo lugar principalmente por oferecer uma ótima cabine sem cobrar muito por isso.
6 – JetStar Airways
A JetStar ficou com o sexto lugar da categoria e recebeu muitos elogios pelo serviço de cabine ofertado, com boa relação entre qualidade e tarifa. A empresa é subsidiária da australiana Qantas, porém tem sede em Melbourne. Suas rotas são operadas com Airbus A320 e Boeing 787 Dreamliner.
5 – Virgin America
Embora a Virgin America não seja a melhor companhia de baixo custo na América do Norte, ela continua sendo muito querida pelos passageiros. O bacana é que ela oferece o estilo e serviço esperado de uma empresa do grupo “Virgin”, porém com preços competitivos de uma operadora de baixo custo. No ano passado, a empresa foi vendida para a Alaska Airlines por US$ 2,6 bilhões.
4 – EasyJet
Nas últimas duas décadas, a EasyJet se tornou uma das principais companhias aéreas de orçamento do mundo. Um dos motivos é a frota, que conta com mais de 230 aviões Airbus e voa para cerca de 800 destinos em toda a Europa.
3 – JetBlue Airways
A frota de Airbus a320 com um dos assentos econômicos mais espaçosos dos EUA resultou no terceiro lugar para a JetBlue. A companhia, com sede em Nova York, oferece um atendimento amigável, além de serviço de bordo e TV por satélite gratuitos. Desde sua fundação em 1998, a empresa ajudou a melhorar o padrão de serviço e amenidades para operadoras de baixo custo.
2 – Norwegian Air
Segundo lugar não é para qualquer um, não é mesmo? A norueguesa Norwegian Air continua sendo bastante amada por seus clientes. Nos últimos dados divulgados em 2012, a companhia transportava cerca de 17 milhões de passageiros. Em 2015, a empresa somou cerca de 90 aeronaves, divididas entre ATR, Boeing e Airbus, e voando para mais de 130 destinos.
1 – AirAsia
Como já falamos no início deste texto, a AirAsia levou pra casa pelo nono ano consecutivo o título de Melhor Companhia Aérea de Baixo Custo do mundo. Tony Fernandes, CEO da empresa, e sua equipe fizeram um excelente trabalho nos últimos 15 anos, transformando-a em uma gigante estatal de aviação multinacional.
E você, gostou do ranking? Confira os resultados completos da categoria no site da premiação!
Veja mais sobre: Uncategorized