Voe com desconto: 8 dicas para comprar passagens aéreas baratas

A principal dúvida de nossos leitores é sobre o melhor momento para comprar passagens aéreas, afinal, todo mundo quer pagar barato. É importante ressaltar que não existe uma regra fixa, porém algumas dicas podem te ajudar a diminuir o valor final de seus bilhetes. Com base em nossas experiências na busca de passagens aéreas promocionais, preparamos algumas sugestões que certamente vão te ajudar a economizar. Confira!

1 – Defina o período da sua viagem

É muito importante decidir se você vai viajar na baixa ou alta temporada. No Brasil, a alta temporada são os meses de julho e janeiro, a primeira quinzena de fevereiro, a segunda quinzena de dezembro e todos os feriados do ano. Com isso, a baixa temporada fica para os demais meses do ano, em que é super possível encontrar preços mais baratos para voar, já que a procura por passagens é bem menor e por isso são encontradas mais promoções.

2 – Comprar com muita antecedência não é tão bom assim

Contenha a ansiedade! Se você vai viajar daqui a vários meses ou só no ano que vem, aguarde um pouco mais pelas promoções. As companhias aéreas se beneficiam bastante com a venda antecipada, então vivem recomendando isso, porém o curioso é que nenhuma delas faz promoções de passagens com validade de seis meses ou um ano. Ou seja, quem compra com muita antecedência vai acabar pagando mais caro.

3 – Comprando na baixa temporada

Se sua viagem será dentro do Brasil e na baixa temporada, recomendamos que sua passagem seja comprada entre 25 e 40 dias de antecedência. Mas é claro que isso não te impede de ficar de olho nas promoções que aparecerem antes. Comprando uma passagem nacional para a baixa temporada com 30 ou 90 dias de antecedência sem promoção geralmente o preço será o mesmo. Por outro lado, comprando com mais de 180 dias é bem possível que o preço seja ainda mais caro do que comprar com 30 dias de antecedência.

4 – Comprando na alta temporada

Boas tarifas na alta temporada são mais difíceis de encontrar, então é bom que o prazo de antecedência para compra seja maior, algo entre 60 e 90 dias. Isso não impede de aparecer alguma promoção antes ou depois, contudo neste período a probabilidade é bem maior. Lembre-se que na alta temporada os preço realmente são maiores, então não espere por promoções tão expressivas, por exemplo, para voar no Natal com preço de voos de setembro.

5 – Planejamento é tudo!

Pior do que comprar as passagens com muita antecedência, é deixar para a última hora. Aqui no Brasil não existem tarifas de última hora, muito pelo contrário! As companhias aéreas cobram ainda mais de quem precisa viajar com urgência.

 6 – Casos isolados

Datas especiais como Carnaval em Salvador, Reveillon no Rio de Janeiro, entre outros eventos deste estilo, são casos onde as regras devem ser esquecidas, pois será bem difícil encontrar um preço muito bom.

7 – Cuidado com as surpresas

Ao comprar uma passagem aérea com vários meses de antecedência, a chance de você ter alguma surpresa aumenta muito. Por exemplo, a companhia pode deixar de operar o voo no horário em que você comprou e te alocar para outro horário; a empresa pode deixar de oferecer um serviço de translado que você pretendia usar; pode ter mudado o seu serviço de bordo; uma nova companhia pode passar o operar o trecho e derrubar preços, entre outros motivos. O importante é o passageiro entender muita coisa pode mudar sobre o trecho comprado e o preço não deve ser menor do que se você tivesse esperado mais um pouco para comprar.

8 – Pesquise, pesquise e pesquise

A principal dica é sempre pesquisar bem as tarifas. Isso faz toda a diferença na hora de comprar uma passagem aérea. Fique de olho no Voe Com Desconto e acompanhe nossas postagens de promoções. Não há dúvida de que você vai economizar.

 

Tem alguma dica e quer compartilhar com outros leitores? Participe nos comentários contando sua experiência!


Deixe um comentário



Nós não vendemos passagens aéreas. Para comprar você deve entrar no site de cada companhia ou de agências de turismo.