Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem

Que imprevistos acontecem todo mundo já sabe. O problema é quando estamos em alguma viagem longe de casa e temos de nos preocupar em resolver alguma situação. Afinal, quem viaja quer esquecer dos problemas, não é mesmo? Por isso a contratação de um seguro é muito importante. Pode até parecer um gasto desnecessário, caso não utilizado, mas o ditado popular de que “é melhor prevenir do que remediar” cabe perfeitamente neste caso. Vamos te explicar a seguir quais são os principais seguros oferecidos no Brasil e como eles funcionam, para que nenhum imprevisto estrague seu passeio.

Quando você compra uma passagem aérea pela internet, em alguns casos, o serviço de seguro viagem é oferecido. Claro que você não é obrigado a contratar. Comprando diretamente no site da seguradora, é bem possível que você ainda consiga um descontinho interessante. As principais empresas que oferecem seguro de viagem são: Assist-CardCardinal AssistanceGTAMapfre SegurosMondial TravelMIC BrasilMultinational Underwriters, Porto SeguroTravel AceUniversal AssistanceVital Card e World Plus. Faça uma cotação online e sempre compare preços, para não sair no prejuízo!

A grande maioria de nossos leitores já se conscientizou da importância de contratar um seguro. Isso porque esse é um assunto bem questionado em nossos posts. Viajar despreparado é ruim, então observe o tipo de cobertura, rede de atendimento na área para onde vai viajar e, claro, o preço cobrado. Lembre-se que quanto mais cedo você contratar seu seguro, mais barato vai pagar!

Como funciona?

Há duas formas de ter um seguro: Ele pode ser comprado avulso, diretamente com as seguradoras, ou pode ser incluído em um pacote de assistências de viagem. Tem muita gente que vende planos incluindo os dois produtos. A maior diferença é que nos planos com assistência viagem são oferecidos tratamentos dentro da rede credenciada, ou seja, o segurado não precisa gastar nada para realizar os procedimentos. Já no seguro viagem, o cliente escolhe a clínica que quer, pagando os valores necessários e depois solicitando o reembolso dos gastos. É importante que o turista se informe bem antes de fechar negócio, para não contratar um pacote que não se aplica ao estilo de viagem que vai fazer.

O que está incluso?

Cada seguradora oferece uma cobertura, mas normalmente estão inclusas despesas médicas, hospitalares e odontológicas, além de morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, cancelamento de viagem, interrupção de viagem, extravio de bagagem, translado de corpo, translado médico, regresso sanitário, assistência funeral, hospedagem após alta hospitalar, remarcação de passagem para regresso, acompanhante em caso de hospitalização prolongada, hospedagem para acompanhante em caso de hospitalização prolongada, acompanhamento de menor de idade, fisioterapia, remarcação de passagem para regresso de membros da família, despesas farmacêuticas, despesas jurídicas, pagamento de fiança, danos de bagagem, extensão de vigência por razões médicas, localização e encaminhamento de bagagem, orientação e envio em caso de perda de documentos, transmissão de mensagens urgentes, entre outros. Confira todos os detalhes com a seguradora antes de contratar.

Outras dúvidas?

Para solucionar qualquer dúvida ou se informar sobre seus direitos como segurado, entre em contato com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Eles disponibilizam um canal de atendimento gratuito por meio do 0800 021 8484. Para quem não sabe, a Susep é o órgão do Governo Federal que fiscaliza e controla o mercado de seguros.

Agora que você já sabe como aderir ao seguro, basta pesquisar, contratar e relaxar até a data da sua viagem. Tem alguma dica que esquecemos de contar aqui? Escreva nos comentários e participe ajudando outros leitores!


Deixe um comentário



Nós não vendemos passagens aéreas. Para comprar você deve entrar no site de cada companhia ou de agências de turismo.