Ministério da Saúde anuncia dose única da vacina contra febre amarela para turistas

Está com a dose da vacina da febre amarela vencendo? Então essa notícia é ótima para você. Isso porque o Ministério da Saúde anunciou que agora apenas uma dose da vacina será necessária – e não mais duas doses, como antigamente era recomendado. É importante ressaltar que mesmo com a vacina em dose única, o Certificado Internacional de Vacinação continua sendo exigência básica para entrar em diversos países. Também dá para conferir se o país para onde você vai precisa da vacina clicando aqui.

Desde 2014, a Organização Mundial de Saúde já recomendava uma dose única. Além disso, alguns estudos dizem que, mesmo em dose única, a proteção contra a febre amarela se mantém por toda a vida. Se você já tomou a vacina, então pode ficar tranquilo.

O que é febre amarela?

Bem rapidamente, vamos explicar o que é a febre amarela. É uma doença transmitida por mosquitos em áreas de mata a pessoas não vacinadas. Qualquer doença requer um diagnóstico médico, porém casos moderados provocam, entre os sintomas: febre, dor de cabeça, náusea e vômitos. Casos mais graves podem apresentar problemas cardíacos, renais e hepáticos fatais. As pessoas podem ter dor local no abdômen, costas ou músculos, além de calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite. Náuseas ou vômitos também podem acontecer, assim como confusões mentais e hemorragia.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda contra a febre amarela a aplicação de repelente nas áreas expostas da pele, além de hospedagem em locais com tela de proteção em portas e janelas. Em passeios ecoturísticos, utilize roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos, como camisas de mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados.

 

E aí, o que achou da novidade? Bem melhor tomar a dose única, não é mesmo? Participe nos comentários!


Deixe um comentário



Nós não vendemos passagens aéreas. Para comprar você deve entrar no site de cada companhia ou de agências de turismo.