Entrou em vigor nesta quinta-feira um novo procedimento a ser cumprido pelas companhias aéreas que têm voos partindo do Brasil para os Estados Unidos. Todas as empresas agora terão de inspecionar os equipamentos eletrônicos de seus passageiros. A medida é uma exigência do governo americano e deve ser seguida por cerca de 280 aeroportos de 105 países.
Na prática será assim: o procedimento de vistoria é feito normalmente, porém qualquer pessoa pode ser escolhida aleatoriamente após passar pelos raios-x. Neste momento, os aparelhos como celular, tablet e notebook passam por uma nova fiscalização. Previamente, a companhia envia uma lista com o nome de todos os passageiros para um órgão de segurança dos EUA, que seleciona quem passará por esta nova inspeção. Devem ser escolhidos entre 20 e 25 pessoas por voo e o aviso será feito no embarque.
Haverá um funcionário da companhia aérea responsável pela função. Ele vai verificar se o passageiro tem vestígios de explosivos no corpo ou em seus aparelhos eletrônicos. A vistoria é realizada em uma sala separada, onde o aparelho é entregue ao agente de segurança, que faz a conferência. De qualquer forma, pode ficar tranquilo, pois toda a inspeção dura poucos minutos e na sequência você poderá embarcar normalmente.
Lembrando que quem se recusar a passar pela fiscalização, não poderá embarcar.
E aí, o que achou deste novo procedimento? Participe nos comentários!
Veja mais sobre: Uncategorized