Por Thayana ·
04/08/2017 18:30
Você sabia que é possível comprar uma passagem aérea de ida e volta num mesmo bilhete, porém com a ida para uma cidade e a volta por outra diferente? Pois é! E o melhor: sem pagar nada a mais por isso! As companhias chamam este serviço de Open Jaw. Com ele, é possível conhecer mais de um destino em uma única viagem. Interessante, né?! Preparamos esse post sobre o assunto com diversas explicações para você economizar em seu passeio. Confira!
O que é Open Jaw?
O Open Jaw é quando o passageiro adquire uma passagem de ida e volta, porém faz o retorno por outra cidade completamente diferente. Parece um pouco difícil de entender, mas é bem simples. Veja alguns exemplos:
1 – Open Jaw simples
É quando o retorno é feito por uma cidade diferente da do desembarque no trecho de ida. Ou seja, suponhamos que o viajante quer conhecer os Estados Unidos. Neste caso, ao invés de comprar uma passagem de ida e volta para Orlando, por exemplo, ele pode comprar com ida para Orlando e o retorno da última cidade que quer conhecer nos EUA, como por exemplo Nova York. Neste caso, não há mais necessidade de retornar para Orlando apenas para pegar o voo de volta.
– Primeiro trecho: São Paulo x Orlando (ida)
– Segundo trecho: Nova York x São Paulo (volta)
Lembrando que neste caso, o trajeto entre Orlando e Nova York são de responsabilidade do passageiro.
2 – Open Jaw com trecho intermediário
– Primeiro trecho: Rio de Janeiro x Paris (ida)
– Segundo trecho: Paris x Londres
– Terceiro trecho: Londres x Rio de Janeiro (volta)
3 – Open Jaw duplo (origem e destino diferente nos trechos de ida e volta)
– Primeiro trecho: Brasília x Panamá (ida)
– Segundo trecho: Aruba x Porto Alegre (volta)
Como faço para usar o Open Jaw?
Sempre no ato da compra de sua passagem aérea! Se for pela internet, você deve utilizar a opção “múltiplas cidades / trechos”, do site da empresa aérea ou de agências virtuais como o ViajaNet e o Submarino Viagens. Pela central de vendas da companhia ou por meio de agentes e agências de viagem também é possível, informando o destino, datas e cidades. É importante pesquisar inicialmente as opções de voos, datas e tarifas, considerando seu interesse de origem e destino final.
Em alguns casos, algumas restrições podem ser aplicadas ao Open Jaw, como embarques de diferentes continentes. Um exemplo é que você até pode tentar comprar uma passagem saindo do Brasil para a Ásia, com retorno da Ásia para os Estados Unidos, porém o sistema certamente não irá habilitar o Open Jaw. Ele pode entender que, por não voltar ao mesmo continente de embarque, isso não se trata de uma passagem de ida e volta.
Importante: Quando for pesquisar e comprar, tenha certeza de que você não vai pagar nada a mais pelo Open Jaw. A dica é verificar se a tarifa é parecida com o valor normal da passagem de ida e volta para a mesma origem e destino. É possível que exista um pequeno acréscimo no preço final da passagem por causa de diferenças nas taxas aeroportuárias.
Passo a passo para fazer o Open Jaw:
Nosso exemplo será uma viagem São Paulo para Nova York, porém com interesse em visitar outra cidade nos Estados Unidos:
– No site de sua preferência, pesquise os trechos São Paulo x Cidades dos Estados Unidos que você tem interesse em visitar. Sempre verifique os melhores preços, considerando as datas desejadas;
– Com a opção de Múltiplos Destinos / Trechos, simule a opção de idade de São Paulo x Cidade A, com retorno Cidade B x São Paulo, bem como opção de ida de “São Paulo x Cidade B”, com retorno “Cidade A x São Paulo”, ou ainda, opção de ida de “São Paulo x Cidade C”, com retorno “Cidade B x São Paulo” e assim por diante…
– Verifique se houve alteração na tarifa! Caso não tenha mudado em relação à pesquisa original, aquela primeira que você fez, você conseguiu o Open Jaw e pode comprá-lo! Se a tarifa alterar significativamente, repita a operação tentando alterar datas e trechos ou inverter as cidades desejadas para chegada e saída. Verifique também quais cidades possuem uma tarifa igual ou próxima para aplicar a lógica do Open Jaw.
É possível fazer o Open Jaw após emitir a passagem?
Não. Neste caso, seria necessário reemitir o bilhete e pagar as diferenças tarifárias e eventuais multas.
Dá para fazer Open Jaw em viagens dentro do Brasil?
Sim. Contudo, a maioria das companhias aéreas não oferecem desconto adicional para compras de ida e volta combinadas, quando comparadas ao valor equivalentes aos dois trechos em passagens separadas. Verifique se há promoção com desconto no trecho de volta, pois aí sim deve existir algum benefício na tarifa.
Algumas dicas importantes sobre o Open Jaw:
– Itinerário: Nunca deixe de cumprir seu itinerário completo. Isso porque no caso de abandono de algum voo ao longo do trajeto, o restante do bilhete será cancelado – sem contar no prejuízo. Fique atento aos horários para que nada dê errado;
– Bagagem: Verifique as regras de bagagem com as companhias aéreas que você vai voar e evite ter de pagar os excessos, que não são baratos;
– Voos de outras empresas: Problemas em voos e conexões com bilhetes emitidos por outras empresas aéreas não costumam ser honrados. Ou seja, se você tiver viagens intermediárias para pegar seu voo de volta, considere SEMPRE uma margem de segurança de ao menos 4h entre um voo e outro – considerando tempo para pegar malas, fazer um novo check-in, bem como outros atrasos e imprevistos que podem acontecer.
Tem alguma dúvida? Já usou o Open Jaw? Participe com a gente nos comentários!
Não deixe de ler também nossas dicas para fazer Stopover em suas viagens!
Veja mais sobre: Uncategorized