O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou que a implementação de placas do padrão Mercosul para os veículos do Brasil será feita a partir de 1 de dezembro. Esta não é a primeira vez que a data é modificada. Da última vez, para carros novos, a alteração seria dia 1 de setembro, enquanto para carros usados o prazo era até 2023. Inicialmente, as mudanças seriam feitas em janeiro de 2016, posteriormente adiada para 2017.
A proposta foi apresentada em 2014, porém até hoje ainda não saiu do papel. O objetivo com as novas placas é oferecer segurança ao cidadão com a “identificação” do veículo. Por exemplo, nas placas do Mercosul há marcas d’água na diagonal, o que pode ajudar a evitar clonagens. Segundo o Ministério das Cidades, apenas o Denatran poderá credenciar as empresas fabricantes de placas, ao contrário do que acontece atualmente em que o modelo é responsabilidade de cada órgão de fiscalização estadual, o Detran.
E você, o que pensa sobre as novas placas? Será que os viajantes terão mais segurança ao viajar por terra? Comente abaixo a sua opinião e participe com a gente!
Com informações do portal InfoMoney
Veja mais sobre: Uncategorized